quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A importância da reciclagem do alumínio



A importância da reciclagem do alumínio

Processo gera renda e assegura a preservação ambiental
O alumínio possui uma capacidade singular: o de ser reciclável infinitamente. Uma lata de alumínio, por exemplo, tem vida média que varia de 45 dias a 3 meses. Mas, levada ao lixo pelo consumidor após o uso, pode ser reciclada inúmeras vezes, sem perder seus componentes originais.

No Brasil, o índice de reciclagem de latas foi de 78% em 2000, 89% em 2003 e pode ter chegado a 91% em 2005, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Em 2000, o país era o segundo maior reciclador do metal, atrás apenas do Japão. Hoje, é o líder do ranking, garantindo a subsistência de mais de 100 mil pessoas.
Os benefícios da reciclagem para o ambiente e sociedade são inúmeros. Segundo a ABAL, o processo assegura renda para pessoas carentes, constituindo fonte permanente de ocupação e remuneração para a mão-de-obra não qualificada, além de injetar recursos nas economias locais, por meio da criação de empregos, recolhimento de impostos e o estímulo a novos empreendimentos.

No país, há mais de duas mil empresas de sucata, fundição secundária e transporte de metais, representando todas as camadas sociais - dos catadores até classes mais altas. As latas coletadas são recicladas por um processo que assegura economia de matéria-prima e energia elétrica. Cada quilo de alumínio reciclado corresponde a cerca de cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) poupados.
A reciclagem da lata representa ainda uma enorme economia de energia: para se reciclar uma tonelada de alumínio gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário.

O processo propicia ainda o desenvolvimento de uma consciência ambiental entre a população, promovendo um comportamento responsável em relação à natureza por parte das empresas e dos cidadãos. A reciclagem assegura ainda a preservação das riquezas naturais: mil quilos de alumínio reciclado correspondem a cinco mil quilos de bauxita bruta. Além disso, o alumínio demora mais de cem anos para se decompor, se não for reciclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário